
Várias equipas da Electricidade de Moçambique estão no terreno para a reposição do sistema eléctrica que alimenta os distritos do norte da Província de Cabo Delgado, até ao final do corrente mês. A garantia foi dada, na tarde do dia 9 de Setembro, pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, ao visitar as infra-estruturas eléctricas destruídas pelos insurgentes.
Max Tonela, acompanhado do PCA da EDM, Marcelino Alberto, do Director Nacional de Energia Eléctrica, Pascoal Bacela e do Director de Distribuição da EDM, Luís Amado, esteve em Cabo Delgado, concretamente nos distritos de Mocímboa da Praia, Mueda e localidade de Auasse para averiguar in-loco o nível das destruições, fazer o levamento prévio das necessidades e acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido pela Electricidade de Moçambique com vista à reposição da corrente eléctrica naqueles distritos.
Com o apoio das Forças de Defesa de Moçambique, Max Tonela e sua comitiva sobrevoaram também a zona do Rio Messalo, por onde atravessa a linha de Transporte a 110kV, a partir de Macomia para Subestação de Auasse.
Max Tonela disse que é uma prioridade do Governo assegurar o restabelecimento de energia eléctrica para alavancar a economia local, em particular e de Moçambique em geral. “É nesse quadro que temos equipas a trabalhar em várias frentes, para garantir, numa primeira fase, o fornecimento de energia aos serviços básicos tais como, hospitais, estações de fornecimento de água, escolas e outros serviços administrativo. No quadro dessa estratégia temos, desde sexta-feira, assegurado o restabelecimento de energia eléctrica da rede nacional ao distrito de Mueda.
Os distritos afectados pelos insurgentes estão sendo controlados pelas Forças de Defesa de Moçambique. Há um esforço conjunto para garantir o regresso das populações aos locais de origem. O Ministro afirmou que tudo está sendo feito para que, até ao final do mês de Setembro, em Mocímboa da Praia e Palma seja restabelecido o fornecimento de energia eléctrica. “Temos equipas a trabalhar em Mocimboa da Praia na revisão do sistema de distribuição e dos Postos de Transformação. Em Auasse temos mais uma equipa a trabalhar na subestação e na rede de transporte”, referiu Tonela.
Durante a visita, o Governante falou da necessidade de mobilizar recursos para acomodar os investimentos que serão necessários para reposição dos equipamentos de modo a responder a procura de energia eléctrica. Em termos de números, o Ministro disse que para o restabelecimento de energia são necessários 21 milhões de dólares americanos, dos quais 11 para reparação da rede e 10 milhões para renovação da Subestação de Auasse. “Estes valores são suportados pelo Governo e pela EDM e contamos ainda com os fundos de emergência disponibilizados pelo Banco Mundial, de cerca de 100 milhões de meticais”, concluiu Tonela.