Rede eléctrida da Cidade de Maputo beneficia de reabilitação

Wed, 10/11/2021 - 11:45 to Thu, 24/11/2022 - 22:45

Decorre, desde Junho de 2020, no Município de Maputo obras de reabilitação da Rede Eléctrica de Média Tenção que visam responder à demanda do crescimento da cidade. O trabalho consiste na reabilitação da rede eléctrcia e aumento da capacidade de fornecimento de energia, através do lançamento de cabos monopolares subterrâneos com tensão a 60 kV, interligando as subestações da cidade.

De acordo o Engº Gil Massinga, gestor do projecto, as obras, que se estendem até Abril de 2022, vão beneficiar, em grande medida, os consumidores de energia eléctrica do Município de Maputo. “É um projecto ambicioso porque vai responder ao crescimento acentuado da cidade. Assistimos todos os dias a construção de vários edifícios, indústrias e até a transformação de residência em empresas, o que contribui para a subida exponencial das necessidades de consumo. Portanto, o Município está em franco crescimento e este projecto é a resposta a esse crescimento”, explicou o Engº Gil Massinga. Massinga anotou que o trabalho em curso não afecta o fornecimento normal de energia eléctrica. “O trabalho decorre a ritmo normal sem interrupção de fornecimento de energia eléctrica. Ainda no âmbito do projecto, as subestação abrangidas serão reforçadas com novos transformadores implicando na duplicação da capacidade de fornecimento de energia eléctrica.

Na cidade de Maputo, serão lançados cerca de 15,5 km de cabo nas avenidas Milagre Mabote, Karl Max, Ahmed Sekou Touré, Armando Tivane, Campos Universitário, Júlios Nherere, Marginal até à zona do Costa do Sol. As obras estão a ser executadas por um empreiteiro chinês, SINOHYDRO.

O gestor do projecto, Gil Massinga, referiu ainda que estão acauteladas todas as medidas de segurança nos locais abrangidos pelas obras. “Estamos a trabalhar em coordenação com as autoridades municipais, por um lado, para a regulação do trânsito e garantir a devida seguração nas vias públicas, por outro, trabalhamos em coordenação com outras instituições no mapeamento de infraestruturas instaladas ao longo da cidade, tais como tubagem de água, gás, telecomunicações, entre outras, para evitar possíveis danos durante as escavações.”

O projecto de reabilitação da rede eléctrica da Cidade de Maputo está inserido no grande projecto designado PERIP, financiado pelo Banco Mundial, que visa a melhoria da qualidade de fornecimento e eficiência de energia e abrange as Cidades de Maputo, Matola, Nampula, Nacala, Sofala, Quelimane e Cabo Delgado.

Shortcuts