GRAÇA MACHEL: EDM é uma referência no empoderamento da Mulher

Fri, 09/04/2021 - 17:15

Graça Machel, política e activista de direito humanos, considera a EDM uma Empresa modelo e de referência nacional no que a implementação de políticas de equidade de género diz respeito. Esta posição foi manifestada nesta quinta-feira, 08 de Abril, que fez uma reflexão sobre a temática do empoderamento da mulher no meio corporativo.

Na ocasião, Graça Machel mostrou-se bastante satisfeita com os passos que a EDM está a dar em matérias de igualdade de género. “Em Moçambique, não conheço outra Empresa que tenha uma estratégia de empoderamento de mulher tão completa, com uma responsabilidade transversal e com indicadores, forma de monitoria e avaliação muito bem estabelecidos” salientou a oradora, para depois acrescentar que “é preciso divulgar mais esse tipo de abordagem”.

Graça Machel desafiou as mulheres da EDM a fazerem uso da Estratégia de Género para planear seu próprio crescimento dentro e fora da Empresa. Para a activista, as mulheres devem também apostar no empreendedorismo e criar empresas de referência no sector energético,  contribuindo para o alcance da meta universal de electrificar todos os moçambicanos ate 2030. “Da EDM deve sair a nova geração de empreendedores que vai dirigir e controlar o sector de energia em Moçambique”, recomendou.

O Presidente do Conselho de Administração da EDM, Eng. Marcelino Gildo,  disse que Empresa prioriza questões de género e tem estado a dar passos muito importantes e concretos na valorização da contribuição das mulheres para o desenvolvimento o sector energético. O Eng. Marcelino Gildo reconheceu, no entanto, que Moçambique tem ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e emancipação feminina.

Com transmissão online, o Webinar foi realizado no âmbito das comemorações do 7 Abril, dia da Mulher Moçambicana, tendo como moderadora a Administradora Executiva para Área de Recursos Humanos, Iolanda Cintura.

 

Shortcuts