A EDM pretende instalar, ainda neste quinquénio, um Centro Nacional de Despacho, segundo avançou recentemente o Presidente do Conselho de Administração.
Marcelino Gildo que falava durante um workshop organizado para se discutir a viabilização do projecto vincou a importância da infra-estrutura, realçando que a Empresa já iniciou as conversações com os parceiros para o seu financiamento.
Neste momento, a Empresa conta com cerca de 60 milhões de dólares, valor disponibilizado pelo KfW e BAD, para a implementação do projecto. “A AFD também manifestou interesse em financiar o projecto, no entanto, ainda não foi assumido nenhum compromisso”, avançou o Eng. Marcelino Gildo.
Para viabilizar o inicio do Projcto, foi já selecionada uma firma de consultoria que está a assessorar a EDM na preparação dos cadernos de encargo do concurso público para a escolha da empresa que fará a concepção do projecto.
O CND é responsável pela monitorização em tempo real de todo o sistema eléctrico, através da coordenação das operações da rede.